A temperatura da passadoria é um dos fatores mais importantes para garantir a qualidade do seu trabalho. Se a temperatura estiver muito baixa, o tecido pode não passar e ficar com marcas de ferro. Se estiver muito alta, o tecido pode queimar e causar danos irreparáveis. Por isso, é importante saber ajustar a temperatura da passadoria de acordo com o tipo de tecido que você está trabalhando.
Neste guia, você vai aprender como ajustar a temperatura da passadoria para cada tipo de tecido. Você também vai aprender os cuidados que deve ter com os tecidos mais delicados, para evitar danos.
A Importância de Passar os Tecidos
A importância de passar os tecidos está relacionada à remoção de sujeira, gordura e outras impurezas do tecido. Além disso, o processo de passar os tecidos também ajuda a amaciar o tecido, o que torna mais confortável para o usuário.
Tipos de Tecido e Temperatura Ideal da Passadoria
- Algodão: Temperatura para passar a ferro, de 175 a 200°C, desde que o tecido tenha sido levemente umedecido.
- Seda: Temperatura para passar a ferro, de 130°C a 160°C. A seda, quando crua, deve ser passada a seco. Após o seu beneficiamento pode ser levemente passada do lado direito utilizando um pano úmido.
- Linho: Temperatura de passar, de 220 a 245°C, desde que o tecido esteja bem umedecido.
- Poliamida: Temperatura para passar a ferro, 100°C. Passar com pano levemente umedecido ou usar ferro a vapor.
- Poliacrilonitrilo (Acrílica): Temperatura para passar a ferro, não ultrapassar 150°C e utilizar pano úmido. As malhas de acrílico são muito suscetíveis a distensões e distorções se forem umedecidas com vapor e se receberem alguma tensão durante a passadoria.
- Poliéster: Boa resistência ao calor seco (150°C), sensíveis ao calor úmido. Termoplástica até 200°C, amolecem entre 230°C e 249°C e desintegram-se a 300°C. A ação prolongada do vapor é prejudicial ao poliéster.
- Lã: A temperatura de passar varia entre 160°C e 190°C. O calor deve ser aplicado por curtos períodos pois excesso de calor causa a feltragem de tecidos de lã. É importante utilizar pano úmido, pois passar o ferro a seco provoca brilho.
Conclusão
Esperamos que você tenha aproveitado este guia de temperatura da Passadoria Delav. Nosso objetivo é fornecer orientações para que você possa obter os melhores resultados na passagem de tecidos. Lembre-se sempre de verificar a etiqueta do tecido antes de iniciar o processo de passagem, para garantir que a temperatura seja a mais adequada. E não se esqueça: se tiver alguma dúvida, sempre conte com o atendimento da equipe da Delav!
O tecido TNT, qual a gramatura que aguenta estampar por sublimação.