6 melhores formas de aumentar o faturamento do seu negócio

6 melhores formas de aumentar o faturamento do seu negócio

Uma parte significativa dos negócios hoje existentes podem vir a falir em menos tempo do que você imagina, e é fundamental saber quais medidas tomar para evitar uma possível falência. 

Entretanto, essa não é uma tarefa simples, principalmente considerando os diversos fatores que influenciam o bom desenvolvimento de um negócio. 

O sucesso nessa trajetória depende de uma série de atitudes que precisam ser seguidas à risca. E pensando nisso reunimos aqui as melhores dicas para aumentar o faturamento do seu empreendimento

A diferença entre faturamento, receita e lucro

Saber quais ações são necessárias para aumentar o faturamento de seu negócio é bastante importante, mas antes precisamos entender alguns conceitos relevante, sejam eles: o faturamento, a receita e o lucro. 

Faturamento é a soma dos serviços ou produtos vendidos dentro de um determinado período, sendo esse período o mês em que tais vendas foram realizadas. Nem sempre o valor faturado entrará no caixa no mesmo mês em que as vendas foram feitas, pois, muitos clientes tendem a parcelar as suas compras.

Por outro lado, receita é o valor que entra de fato no caixa dentro daquele determinado período. É comum que, aqui, apenas uma parte do faturamento do mês se transforme em receita. 

Já o lucro é obtido quando o faturamento é subtraído das despesas que o negócio possui, trazendo a necessidade de uma empresa sustentável aumentar o seu faturamento. 

Qual o impacto de aumentar o faturamento do seu negócio?

Mesmo as empresas que possuem uma renda satisfatória precisam promover ações para aumentar o faturamento, dado que existem fatores econômicos e sociais que podem comprometer facilmente a sustentabilidade do negócio. 

Alguns deles podem ser previsíveis, mas outros nem sequer chegam a ser cogitados por muitos empresários, como a pandemia provocada pelo Covid-19, por exemplo. Dificilmente alguém fica preso à probabilidade de o mundo ser afetado por uma doença com o poder de fechar a maioria dos comércios existentes. 

6 melhores formas de aumentar o faturamento do seu negócio

Empresários iniciantes que estão buscando por alternativas de como dobrar o faturamento de uma empresa também precisam manter-se nesse caminho, visto que o desenvolvimento do negócio carece de atenção constante para não arriscar ser prejudicado. 

Em quaisquer dos casos, saber como dobrar o faturamento de uma empresa impactará diretamente nas chances de ela sobreviver em meio a um mercado competitivo, com oscilações econômicas e eventos naturais que, muitas vezes, tendem a ser imprevisíveis. 

6 melhores formas de aumentar o faturamento do seu negócio

Agora que já sabemos a importância de serem tomadas ações manter as receitas do negócio em crescimento, separamos as melhores dicas para aumentar o faturamento e que poderão te ajudar. Confira:

  1. Invista em bons equipamentos e tecnologia 

Uma parte significativa do bom desenvolvimento de um negócio envolve a gestão de todos os procedimentos que a empresa precisa ter, desde os voltados a comprar insumos até mesmo os relacionados a controle de vendas e pagamentos recebidos. 

Para que um negócio cresça com fluidez é de extrema importância que o tempo utilizado por gestores seja direcionado ao desenvolvimento de novos projetos, de modo que as tarefas burocráticas precisam ser cumpridas de forma prática. 

Mas, isso não ocorrerá se você não tiver equipamentos e tecnologias que supram essa necessidade, como:

  • Softwares para gestão de faturamentos;
  • CRM;
  • Softwares para gestão de tarefas;
  • Lavadoras extratoras;
  • Secadores, dobradeiras;
  • Passadoria e embalagem.

Seja qual for a necessidade atual do seu negócio, vale a pena explorar as opções. 

Tenha conhecimento Técnico
  1. Tenha conhecimento técnico

Antes de seu cliente decidir contratar os seus serviços ou comprar os seus produtos, ele precisa confiar em você, sentir que você tem propriedade para tratar a dúvida trazida por ele.

Aqui, o problema é quando o empreendedor não domina a parte técnica do seu empreendimento, o que pode contribuir para que os clientes sintam receio de contratá-lo

Neste caso, a única forma de sanar essa questão é absorvendo conhecimentos técnicos relacionados ao seu produto e/ou ao seu serviço. Invista em certificações, formações gratuitas ou mesmo graduações e especializações. O foco será sempre um: melhorar os seus conhecimentos técnicos.

  1. Boas estratégias de marketing digital

Um fato unânime negligenciado entre muitos empreendedores é utilizar o meio digital para captação e manutenção de clientes. 

As mídias sociais, por exemplo, contribuem para que os seus produtos alcancem consumidores com maior facilidade. Mídias como Facebook e Instagram tendem a reunir maiores públicos interessados em um determinado produto. 

Outra opção bastante utilizada são os anúncios pagos e comunidades, sendo essa última responsável por manter um público informado sobre os seus produtos e/ou serviços e engajado com a sua marca. 

De qualquer forma, cabe a você refletir sobre quais estratégias de marketing digital fazem mais sentido no seu nicho.

  1. Ofereça qualidade nos produtos e atendimento

Um cliente não busca apenas adquirir um determinado produto ou serviço, mas também ter uma boa experiência ao fazê-lo. Desde o acesso no site da empresa até o pós-compra, todas as facilidades e dificuldades encontradas por ele definirão como será avaliada aquela experiência. 

De nada adianta oferecer um excelente atendimento se o seu produto não possui qualidade. Por outro lado, não é de bom grado que o seu produto tenha uma qualidade excelente, mas o atendimento seja ruim.

Seu cliente precisa entrar e sair do seu negócio, presencial ou digital, sem questionamentos quanto ao que você oferece.

  1. Estabeleça um plano de fidelidade

Podemos facilmente nos enganar acreditando que a prioridade de um negócio está em adquirir novos clientes, isto porque, para atingir metas para aumentar o faturamento, manter a antiga clientela comprando com você também poderá ser um ótimo plano de ação para aumentar as receitas do empreendimento. 

Quando o consumidor é contatado para informar se gostou do produto ou se há algo que precisa ser solucionado, a tendência é que ele esqueça a concorrência e compre com você pelo laço de confiança criado. 

Neste cenário, há várias ações podem ser tomadas, como oferecer cupons, descontos ou pacotes.

Seja qual for a modalidade escolhida, o objetivo da ação será sempre manter o cliente ligado à empresa pelo máximo de tempo em troca de um benefício, financeiro ou não.

  1. Invista em treinamentos internos

Uma das dicas de como atingir as metas para aumentar o faturamento pode parecer um tanto óbvia, mas precisamos ressaltá-la: não tenha receio de investir em treinamentos internos. 

Uma boa equipe é aquela que consegue sanar todas as dúvidas de seus clientes, refletindo a imagem de propriedade que a sua marca precisa passar. 

Isso contribui para que a clientela não saia do seu negócio com mais dúvidas do que quando entrou, pois, isso poderá levar por ladeira a baixo todo seu plano de ação para aumentar as receitas da empresa.

Conclusão

O seu empreendimento precisa de constantes ações para aumentar o faturamento, especialmente por existirem diversos fatores que influenciarão um cliente a comprar com você ou não. 

Dentre todas as possibilidades, reforçamos a importância de que seja construída uma marca com bons procedimentos, estratégias de marketing eficientes e treinamento à equipe interna.

O sucesso de um negócio depende daqueles que os administram, por isso é tão fundamental zelar para serem aplicadas formas de aumentar o faturamento do seu empreendimento.

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